todos-sefra

Foi sempre propósito da Linhagens contribuir para a recuperação das tradições e património históricos das antigas comunidades judaicas portuguesas, em particular através da pesquisa genealógica de antepassados judeus sefarditas.

A nossa colaboração é hoje regularmente solicitada por pessoas de todo o mundo interessadas em investigar as suas raízes judaicas. Em alguns casos, tal solicitação surge no âmbito de uma pesquisa de âmbito mais geral, quando detetamos uma possível ligação às antigas comunidades judaicas.

A nossa equipa conhece bem as particularidades da investigação genealógica de famílias sefarditas e tem vasta experiência na consulta da literatura e fundos documentais relevantes, designadamente da Inquisição e Tribunal do Santo Ofício.

Recorremos também, complementarmente ou quando os objetivos da pesquisa o recomendam, a colaboradores externos especializados em investigação e estudo das comunidades sefarditas, convertidas ou integradas na Diáspora, bem como a genealogistas e instituições de outros países, designadamente, Brasil, Israel e Holanda, com quem estabelecemos acordos de colaboração regular.

As recentes alterações legislativas em Portugal que introduziram a concessão de nacionalidade portuguesa a descendentes de judeus sefarditas resultou num aumento significativo de solicitações.

Com o objetivo de atender a novas solicitações e ajudar o maior número de interessados, estabelecemos parcerias com várias sociedades de advogados, em particular de Israel. Através destas parcerias, a Linhagens assegura o trabalho de pesquisa genealógica bem como a coordenação do processo de obtenção da nacionalidade portuguesa (incluindo o contacto com as comunidades judaicas em Portugal e com advogados locais).

Conheça mais sobre os nossos serviços especializados em famílias judaicas.

 

O QUE FAZEMOS


Conjugamos experiência de investigação e jurídica, apoiando clientes na obtenção de nacionalidade portuguesa.

Realizamos uma pesquisa genealógica e histórica especializada, colaborando com investigadores internacionais.

Coordenamos o trabalho de consultores jurídicos, orientando a estratégia de prova e o processo de certificação pela comunidade judaica nacional.

REQUISITOS


A lei portuguesa requer, para além da documentação pessoal do requerente, prova de evidência de ligação emocional ou biológica às antigas comunidades.

Esta evidência pode ser estabelecida através de meios de prova documentais, testemunhais e perícias.

Os meios de prova são necessários para a obtenção do certificado da comunidade judaica nacional que suporta o pedido de naturalização.

O QUE RECEBE


Estudo genealógico sobre ligações históricas ou biológicas às comunidades sefarditas portuguesas, integrando pareceres e documentos de prova obtidos de outros consultores.

Pareceres específicos de investigadores externos e documentação complementar recolhida em fontes diversas.

Estratégia de prova desenhadas caso-a-caso, tendo em conta as famílias.

PREÇO E CUSTOS


Preço (padrão): € 1,300 | US$ 1,400.

Dependendo da estratégia prosseguida, poderão ser solicitados pareceres e estudos específicos de outros investigadores que suportem as evidências recolhidas.

Ao preço acrescem taxas de naturalização e emissão de passaporte, taxas cobradas pela comunidade judaica, custos notariais e honorários de advogados.