Ao longo da sua história, a Linhagens desenvolveu vários conceitos e abordagens inovadores relativamente ao modo como se pensa a genealogia e a investigação.
Estes conceitos são por nós aplicados em toda a nossa atividade e estabelecem standards universais de atuação do genealogista profissional.
Genealogia-for-Women
A Linhagens acredita na igualdade de género e em medidas de promoção ativa da mesma e que permitam a queda progressiva das barreiras de natureza cultural, social e económica à afirmação plena da mulher. Cremos também que muitas destas barreiras não resultam apenas de constrangimentos presentes ou do que seremos capazes de fazer no futuro, mas da forma como pensamos e apresentamos o passado.
O mundo da genealogia importa muito dos conceitos do mundo antigo, em particular conceitos relacionados com varonia, primogenitura e sucessão agnática (i.e., por parentesco na linha masculina) que outrora regeram as relações familiares e jurídicas das sociedades.
Estes conceitos tiveram, ao longo da história, um impacto concreto na vida das mulheres e na definição do seu papel e direitos, em particular na sua capacidade sucessória. Verifica-se, no entanto, que este passado permanece vivo nos comportamentos e culturas das comunidades, precisamente através da genealogia e dos genealogistas.
Constata-se, por exemplo, que as árvores genealógicas colocam os homens numa posição superior face às mulheres, e que os textos genealógicos são geralmente estruturados por ramos, dando prioridade aos ramos masculinos. São também frequentes expressões sem significado científico que desconsideram as nossas antepassadas e as remetem para um papel meramente secundário ou reprodutivo. Veja-se, por exemplo, a utilização da expressão “teve filhos de” ou “teve em” no contexto da relação entre um antepassado masculino e a mãe dos seus filhos.
O facto de a genealogia ser hoje o segundo tópico mais procurado na Internet em países como os EUA e os sites de genealogia constituírem a segunda categoria de sites mais visitados, representa uma oportunidade para colocarmos a genealogia ao serviço da modernidade. Para que tal aconteça, é fundamental que os genealogistas e a indústria genealógica assumam um papel ativo questionando e revendo a forma como pensam, realizam e apresentam serviços e produtos.
Genealogia-for-Women reflete a visão que a Linhagens tem da genealogia como instrumento ao serviço da igualdade de género e da afirmação plena da mulher, e concretiza-se num compromisso firme de todos aqueles que investigam, apresentam e divulgam genealogia, em:
- Alterar e promover a alteração de métodos e programas de computador que de alguma forma atribuam relevância desigual ao homem face ao da mulher;
- Não empregar expressões e termos desprovidos de utilidade científica que reflitam concepções inadequadas sobre o papel da mulher;
- Promover ativamente a investigação de antepassados femininos, desenvolvendo, designadamente, processos e meios que possibilitem ultrapassar métodos de indexação e organização de informação que privilegiam o elemento masculino;
- Promover o envolvimento de mulheres no mundo da genealogia e da investigação, em condições de total igualdade e projeção, permitindo o seu efetivo contributo para a forma como se pensa e faz genealogia;
- Assegurar a adesão dos seus trabalhadores, colaboradores e parceiros, aos princípios e práticas Genealogia-for-Women.
Genealogia-as-a-product
Um dos principais desafios do investigador e do seu cliente prende-se com a comunicação e a compreensão clara do objeto da pesquisa e respetivo preço. Por muito tempo, a genealogia profissional adoptou um modelo de honorários típico dos serviços de consultoria, no qual os resultados e o preço dependem do número de horas despendidas.
A Linhagens compreendeu que a transparência e lealdade devidas ao cliente exigem outro tipo de compromisso por parte do investigador e desenvolveu, em 1995, um conceito inédito a nível mundial: um serviço de pesquisa de preço fixo por um número pré-determinado de gerações.
Contribuímos assim para um das mais disruptivas inovações do mundo da genealogia profissional, com benefícios claros para o utilizador.
Esta solução permite-lhe compreender exatamente aquilo que vai receber e pagar, sem qualquer incerteza quando ao valor final ou âmbito da pesquisa.
Possibilita-lhe também que decida sobre a continuação da investigação num momento posterior e por módulos: seja prosseguindo a investigação por si próprio ou solicitando novamente a nossa colaboração em novas investigações quando oportuno e nos ramos que mais lhe interessam.
SmartGenealogy
O valor da lealdade para o cliente implica um compromisso firme e contínuo com Ética e transparência. Este compromisso, apenas, pouco acrescenta sem guidelines específicas que o concretizam no dia-a-dia. Fomos pioneiros ao aplicar à genealogia a metodologia S.M.A.R.T., definindo os critérios pelos quais o cliente avalia o nosso trabalho e os objetivos atingidos, incorporados no nosso conceito de SmartGenealogy.
Specific. Acordamos previamente consigo o tipo de investigação que pretende e os resultados que dela espera. Não nos desviamos destes objetivos nem nos dispersamos em tarefas inúteis.
Measurable. Os nossos resultados são facilmente conferidos por si à luz dos objetivos propostos de uma forma quantificável, seja por número de gerações, seja no volume de informação que procura.
Attainable. Estamos abertos a novos desafios mas apenas realizamos investigações quando as nossas capacidades e experiência nos permitem assegurar que os objetivos que pretende serão atingidos.
Realistic. Somos honestos com os nossos clientes. Colocamos ao dispor toda a nossa experiência e criatividade mas não prometemos resultados ou soluções inviáveis.
Timely. Definimos e cumprimos os prazos que acordamos consigo, de acordo com as suas expectativas e as características do investigação a realizar.
E-Genealogia
A genealogia é ainda, em Portugal pelo menos, dominada por investigadores fortemente especializados, pouco propensos a transmitir a sua arte e, sobretudo, com pouca cultura de serviço. Atentos a isto, decidimos na Linhagens desenvolver um projeto de empreendorismo social pela genealogia – o E-Genealogia.
Propomos através do E-Genealogia colaborar de forma sustentável e com outras entidades, nomeadamente através da organização e realização de cursos de formação profissional abertos a qualquer interessado, nos quais se abordem de forma prática e dirigida:
- As grandes tendências do mercado da genealogia.
- Os novos meios tecnológicos ao disposto do investigador.
- Os meios e processos utilizados na investigação genealógica.
- O que significa e quais os requisitos de um serviço profissional.
Este projeto destina-se a empreendedores que pretendem desenvolver novos negócios relacionados com a genealogia e os conhecimento e meios tecnológicos que dela resultam, acelerando a respetiva entrada no mercado.
Paralelamente, o projeto contempla ainda o apoio interno à incubação de novas ideias e negócios, nomeadamente através da criação de estágios remunerados e acordos de colaborações com empreendedores que possibilitem a estes testar as soluções desenvolvidas junto do mercado e de acordo com standards profissionais.